Em conversa informal sobre o tema, Fabiano, candidato a vereador, e Guilherme, diretor do Centro Brasil no Clima, relembraram ainda o legado do Partido Verde para o Rio.
Fabiano Carnevale, candidato a vereador pelo Partido Verde, e Guilherme Sirkis, diretor do Centro Brasil no Clima, think tank que milita na causa do meio ambiente, estiveram juntos, no Rio de Janeiro, para um bate-papo acerca da importância da adaptação climática para a cidade. Durante o encontro, regado a boas recordações do saudoso pai de Guilherme, Alfredo Sirkis – um dos fundadores do PV e responsável pelos mutirões de reflorestamento que viraram referência de política ambiental -, os amigos alinharam suas visões a respeito da pauta e falaram sobre o quanto ela vem sendo discutida de forma progressiva pela sociedade à medida que as mudanças climáticas se agravam. “As pessoas estão começando a entender que o tema, antes restrito a discussões intangíveis como metas para redução de emissão de carbono, faz cada vez mais parte do nosso dia a dia. A geração do meu pai e do Fernando Gabeira já pensava nisso trinta, quarenta anos atrás”, afirmou o filho de Sirkis.
Fabiano Carnevale recordou, então, as medidas concretas que tomou ao longo do seu mandato na presidência da Fundação Parques e Jardins do Rio de Janeiro para amenizar os efeitos dessas mudanças na cidade. “Os recém-inaugurados Parque Realengo e Parque Carioca Pavuna, que idealizei com o aval do prefeito Eduardo Paes, já têm essa pegada ecológica em relação aos mais antigos. Eles ajudam a reduzir ilhas de calor em zonas carentes e absorvem a água das chuvas, seguindo o conceito chinês de cidade-esponja. Também criamos jardins de chuva em algumas ruas. No entanto, muito ainda pode ser feito para evitar grandes enchentes, como obras de infraestrutura para novos piscinões, contenção de encostas, além de outras áreas de lazer sustentáveis”, explicou.
Guilherme Sirkis aproveitou, enfim, a oportunidade para reiterar seu apoio à candidatura de Fabiano, que tem na figura de Alfredo Sirkis uma forte inspiração. Para o diretor do Centro Brasil no Clima, a pauta da adaptação climática pertence mais à esfera municipal que à estadual ou federal. “É aquela velha história de pensar globalmente e agir localmente. Você, Fabiano, já tem os ‘óculos da sustentabilidade’ e, como vereador, terá toda a capacidade e coragem característica dos partidários do PV para mudar, de fato, a vida da população carioca”, avaliou. Obrigado, Guilherme, por acreditar no Fabiano! Esperamos contar com sua colaboração em projetos futuros.