Fabiano Carnevale, o vereador que vai deixar o Rio mais verde

Candidato à Câmara Municipal quer dar continuidade ao Plano Diretor de Arborização Urbana que iniciou quando foi presidente da Fundação Parques e Jardins.

Fabiano Carnevale, candidato a vereador pelo Partido Verde, tem um objetivo claro entre suas propostas de campanha: deixar o Rio de Janeiro, que abriga as duas maiores florestas urbanas do mundo – o Parque Estadual da Pedra Branca e o Parque Nacional da Tijuca – ainda mais verde. Para isso, quer recolocar em prática o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), instrumento da Prefeitura que tem como meta mapear as árvores do município, indicando as espécies adequadas a serem cultivadas em cada lugar, e definir quais são as regiões com maiores déficits de arborização, um trabalho a que deu início quando ocupou a presidência da Fundação Parques e Jardins. “O plantio de árvores é fundamental, já que aumenta a resiliência da cidade frente às mudanças climáticas, ajuda a combater a poluição e a controlar a temperatura e a umidade locais”, explica.

A propósito, essa é uma questão que sempre preocupou Fabiano. Não à toa, ele plantou mais de 10.000 árvores e revitalizou mais de 1.000 áreas verdes durante sua gestão na Fundação Parques e Jardins, além de idealizar os Parques Realengo Susana Naspolini e Carioca Pavuna, nas Zonas Oeste e Norte respectivamente, onde diversas espécies foram cultivadas a fim de reduzir importantes ilhas de calor do Rio. O candidato a vereador, no entanto, também está atento às áreas em que o índice de arborização é alto, mas falta manutenção, como a Tijuca e a Zona Sul. “As árvores nessas regiões já estão idosas, a maior parte delas chegando aos cem anos. Elas acabam morrendo e nada é replantado no lugar. Muitas são ainda envenenadas assim que começam a destruir calçadas ou a invadir edifícios, pois as pessoas preferem matá-las a entrarem em contato com as instituições competentes para que resolvam o problema. É preciso fazer um mapeamento com urgência para acompanhar essas árvores de perto”, afirma.

Segundo Fabiano, os vereadores também são responsáveis por solicitar árvores ao prefeito, fiscalizando em que locais da cidade é necessário plantá-las ou replantá-las e cobrando das autoridades, como a Comlurb e a própria Parques e Jardins, essas ações. Na época em que foi presidente da fundação, aliás, lhe causava estranheza o fato de poucos representantes da Câmara Municipal terem esse cuidado. “Existe um desinteresse pelo tema porque árvores são seres vivos que levam tempo para dar retorno. A gente planta e ela só vai fazer sombra daqui a cinco ou seis anos dependendo da espécie. Vereador não pede árvore, só pede asfalto. Acredito, no entanto, que a sociedade está começando a se movimentar para eleger aqueles que entendem a importância delas, afinal, os efeitos das mudanças climáticas já são parte da nossa realidade”, prevê o candidato. Uma coisa é certa: Fabiano Carnevale vai ser o vereador que vai pedir muitas árvores para embelezar e fazer do Rio uma cidade ainda mais sustentável.

Related posts

Fabiano Carnevale, o vereador que vai cuidar do Rio

A agenda ambiental de Fabiano Carnevale para o Rio

Fabiano Carnevale, o vereador que vai ‘botar ordem’ no Rio