Figura incansável na defesa de pautas ambientais, candidato à Câmara Municipal também vai combater a desordem urbana na cidade.
Não é mais segredo para ninguém que Fabiano Carnevale, candidato a vereador pelo Partido Verde, tem uma trajetória pública marcada pelo cuidado em construir um Rio mais resiliente às mudanças climáticas e suas consequências. Entre inúmeras realizações durante sua gestão na presidência da Fundação Parques e Jardins, os Parques Realengo Susana Naspolini e Carioca Pavuna, espaços inovadores que combinam perfeitamente lazer e sustentabilidade, já são uma prova viva dessa visão cuidadosa com as questões ambientais. Mas esse carioca da gema tem ainda outras preocupações com relação à cidade que tanto ama. Acostumado a caminhar pelas ruas da Tijuca, bairro da Zona Norte onde nasceu, cresceu e mora até hoje, Fabiano está sempre de olho nos problemas da região, que não diferem muito dos das demais áreas do Rio. “A desordem urbana é um tema que merece atenção. Como vereador síndico que desejo ser, vou colocar em prática o Plano Municipal de Ordenamento Urbano, implementando um sistema integrado de fiscalização e ação direta que controle o comércio informal e ocupações irregulares por toda a cidade”, afirma o candidato.
A promoção de parcerias com a iniciativa privada para a requalificação de espaços públicos degradados é mais uma ideia proposta por Fabiano. “Na Fundação Parques e Jardins, fizemos um programa de adoção de áreas verdes e praças chamado ADOTE RIO que deu muito certo. Quando for eleito vereador, quero criar um novo projeto similar a esse. Além disso, a premiação de bairros que cumprirem metas de limpeza é uma boa maneira de incentivar os moradores a manterem as ruas livres de lixo”, garante o candidato, que também está atento a outro motivo de queixa constante dos cariocas: a poluição sonora. Segundo ele, é necessário fazer um monitoramento digital, instalando sensores em zonas críticas da cidade a fim de medir os níveis de ruído e facilitar a atuação da fiscalização.
Os moradores de rua, muitos com questões de saúde mental ou dependentes químicos, é mais um assunto que exige cuidado e, acima de tudo, sensibilidade por parte do poder público. Fabiano propõe um programa de reabilitação e reinserção social, com a criação de centros de atendimento integral e equipes multidisciplinares para tratar com dignidade esses cidadãos que, na maior parte dos casos, não contam com nenhuma rede de apoio. “Precisamos ainda ampliar as vagas para internação compulsória, sempre com foco na humanização e no acompanhamento familiar dos pacientes”, explica o candidato a vereador.
Mas e a segurança pública, como fica? Um dos temas que mais aflige a população do Rio também está na lista de prioridades de Fabiano, que prevê a realização de concursos públicos periódicos para aumentar o efetivo da Guarda Municipal, melhorando a cobertura territorial e fazendo crescer a segurança em áreas públicas e turísticas da cidade. “Mas não basta só isso. Temos que investir na capacitação continuada desses profissionais, com ênfase em mediação de conflitos e direitos humanos, além da aquisição de câmeras portáteis e drones para auxiliá-los nas operações”, conclui. O Rio precisa de um representante na Câmara Municipal que pense em soluções para combater os problemas urbanos e Fabiano Carnevale é o vereador síndico que vai colocar ordem na cidade.