A agenda ambiental de Fabiano Carnevale para o Rio

Candidato a vereador quer adaptar a cidade às mudanças climáticas e criar uma Frente Parlamentar para o Clima.

Fabiano Carnevale, candidato a vereador pelo Partido Verde, tem um objetivo claro para o Rio de Janeiro: criar soluções a fim de deixar a cidade cada vez mais resiliente às mudanças climáticas, tornando-a, assim, um modelo a ser seguido no planeta. Experiência no assunto não lhe falta. Foi ele o responsável pela construção dos Parques Realengo Susana Naspolini e Carioca Pavuna, além de ter finalizado o projeto do Parque Rita Lee, quando ocupava o cargo de presidente da Fundação Parques e Jardins. A pedido do prefeito e amigo, Eduardo Paes, e em parceria com o então secretário de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, Fabiano tirou do papel espaços de lazer totalmente sustentáveis e com equipamentos de primeira que não ficam devendo nada aos mais modernos do mundo. “Esses parques, situados em importantes ilhas de calor, possuem sistemas de captação da água das chuvas e de reutilização da água, sendo belos exemplos do conceito de cidade-esponja que quero implementar no Rio. Como não é possível construir parques dessa magnitude por todo o município, existem ideias mais simples que cumprem o mesmo papel”, explica o candidato.

Para facilitar esse processo, Fabiano propõe a formação de uma Frente Parlamentar para o Clima, ou seja, a união entre vereadores de diferentes partidos em prol de uma causa em comum: a agenda ambiental. “Essa parceria é importante para fomentar a discussão sobre o tema e mostrar a nossa força na Câmara Municipal. Juntos, conseguiremos melhores resultados em defesa da cidade e do meio ambiente”, prevê. Entre as outras medidas propostas pelo candidato para adaptar o Rio aos efeitos das mudanças climáticas está a instalação de jardins de chuva, canteiros integrados à rede pluvial cujo solo é tratado para aumentar a permeabilidade, além das florestas de bolso, que consistem no reaproveitamento de pequenas áreas, geralmente abandonadas, onde mudas e árvores serão plantadas. “Essas soluções urbanísticas são simples, porém, quando bem distribuídas pela cidade, ajudam a evitar alagamentos e a reduzir a temperatura e a umidade locais”, afirma Fabiano.

Mas ainda tem mais! O candidato a vereador quer dar continuidade ao Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), um trabalho que havia começado durante sua gestão na Fundação Parques e Jardins e que mapeia as áreas com maiores déficits de arborização no Rio, além de identificar as melhores espécies a serem plantadas em cada lugar. Os mutirões de reflorestamento, um legado do Partido Verde para cidade, assim como a contenção de encostas e as obras de infraestrutura para a construção de novos piscinões, um sucesso do governo Eduardo Paes, também estão nos planos de Fabiano Carnevale para o seu mandato. O Rio e os cariocas agradecem.

Related posts

Fabiano Carnevale, o vereador que vai cuidar do Rio

Fabiano Carnevale, o vereador que vai ‘botar ordem’ no Rio

Fábrica de Praças, um presente de Fabiano Carnevale para o Rio